Council Resources

Falecimento do irmão coadjutor salesiano NÚNCIO OSVALDO RANDISI (pt)

Lwena, quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013

Irmão
NÚNCIO OSVALDO RANDISI
Salesiano de Dom Bosco

+ Faleceu ontem em Luanda, quando eram as 20:30 hs.

1

11

Os «Salesianos de D. Bosco» em Angola comunicam a todas as Comunidades eclesiais o falecimento do irmão coadjutor salesiano NÚNCIO OSVALDO RANDISI.

O irmão Núncio nasceu ao 5 de agosto de 1939 na idade de Paraná - Entre Rios, na Argentina. Seus pais foram o Sr. Salvador Randisi, já falecido, e Da. Rosa Maria Glória, ainda em vida. É o primeiro de seis filhos, dois rapazes e quatro meninas. O outro irmão é também missionário aqui em Angola; é o irmão Andrés Randisi. Uma irmã é consagrada entre as Voluntárias de D. Bosco.

Foi crescendo numa família profundamente cristã, acompanhado no seu desenvolvimento pelo carinho, pelas atenções e pelas orientações também de um tio sacerdote diocesano. Foi baptizado no dia seguindo ao nascimento e fez a Primeira Comunhão no dia de Natal de 1946..
Desde pequeno conheceu os salesianos. Fez os estudos primários na Escola dom Bosco de Paraná. Ingressa no aspirantado salesiano em 1952 e fica atraído pela figura do irmão religioso salesiano, dedicado à educação e ao ensino nas escolas de formação profissional. Formou-se como Técnico electromecánico, e estudou também carpintaria e ebanista, completando seus estudos na Escola Técnica de San Isidro-Buenos.
Professou como salesianos no dia 03 de fevereiro de 1962 e fez sua profissão perpétua em 1968 na cidade de Rosário, Argentina. Trabalha em diversas obras salesianas de Orientação Profissional: Rosário, Formosa, Santa Fe, Posadas.

Tendo visitado o irmão André, missionário em Angola, decidiu também ele pedir aos superiores de partilhar a vida missionária. Assim em 1998 chega em Angola para ajudar nos Centros Profissionais. Várias foram as comunidades em que viveu e onde em geral também ocupou o cargo de administrador: Calulo, Dondo, Palanca, Lixeira. Seus traços característicos foram sem dúvida a obediência e a capacidade de estar a serviço dos outros.

Ultimamente manifestara uns distúrbios no fígado. Tratou-se na Argentina e recuperara as forças físicas. Nestes últimos dias a indisposição voltou e isto o levou a realizar vários exames no hospital da Divina Providência. Na manhã do dia 18 de fevereiro foi internado. Não valeram os esforços médicos e medicamentosos. Pelas 20.30 h de ontem dia 19 de fevereiro, veio a falecer.

Na tarde de hoje os salesianos de Lwena reunimo-nos para um momento de oração pedido pelo irmão Núncio. Amanhã viajarão para Luanda representando a nossa comunidade na missa de exéquias e no funeral, o pe. Jojo e o jovem posnoviço, Victorino João.

6

10

Na tarde de ontem salesianos e directivos da escola e do centro de formação profissional estivemos reunidos para programação e fazendo revista de uma avultada agenda.

5

8

4

Os cursos de formação profissional já funcionam a full. Temos como novidade neste ano a presença de meninas alunas de serralharia, carpintaria, electricidade e também construção civil.

7

2

12

Temos um novo curso: trata-se de ‘caixilharia de alumínio’. Motivados pelos trabalhos de reabilitação do centro juvenil, criou-se o curso de caixilharia; enquanto um grupo de jovens apreende, também fabricarão as portas e janelas para o CJ.

9

As casas de banho e a colocação de azulejos. Ensino, prática dos alunos e trabalho vai tudo junto.

9

3

Na segunda-feira às 16:30 foram convocados os pais e encarregados dos alunos da escola cujos filhos participam da formação profissional.

3

Ao final do jantar Victorio João Victorino, salesiano pos-noviço, que esteve quase dois meses nesta comunidade do Lwena e amanhã retorna a Luanda, despediu-se com umas breves e belas palavras.

3