Departments

PERFIS DE MISISONÁRIOS - página 4

PERFIS DE MISISONÁRIOS


D

A - B - C - Co - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z


  Padre Alberto Maria DE AGOSTINI


Nasce em Pollone (Itália) em 2 de novembro de 1883
Morre em Turim em 25 de dezembro de 1960

Tendo feito o pedido para missões, parte para Punta Arenas em 28 de outubro, Dom Fagnano, Prefeito Apostólico, não tardou em valorizar seu talento científico e sua paixão pelos estudos geográficos.
Revelou ao mundo as maravilhas da Cordilheira e do Arquipélago Fueguino, apresentando suas primeiras cartas geológicas.
Colaborou com muitas entidades, entre as quais a Real Sociedade Geográfica Italiana, a Real Academia das Ciências de Turim, a Sociedade Geográfica Americana, de Nova York, a Sociedade Chilena de História e Geografia, de Santiago.
Pela escalada dos montes Sarmiento e Itália na Terra do Fogo (1956) recebeu do Governo Chileno a mais alta condecoração.
Em suas permanências na Itália, que alternava com as principais expedições, ao lado de sua generosa disponibilidade para o ministério sacerdotal, ele se prestava para o ensino e a promoção do conhecimento e conservação das terras e das pessoas de quem se aproxima. Suas extraordinárias fotografias entusiasmaram muitos jovens e estudiosos. Recentemente em Turim, uma Mostra a ele dedicada recordou seus méritos e suas pesquisas culturais.
Em continuidade com outros grandes missionários na História da Igreja, o Pe. Agostini soube integrar a paixão pela pesquisa científica e exploração geográfica com as finalidades da promoção humana e da evangelização.


A - B - C - Co - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z