Conseil Ressources

Bulletin d'information - novembre 2011

 

Receba este boletim informativo porque você é um Delegado ou um ponto de referência para a Comunicação Social.
Existe algum problema ao ler este email? Vá para o seu navegador ..

SSCS
   
 

Boletim n. 28 de novembro de 2011

 

Animação - Carta de d. Filiberto

threadsNossos confrades e amigos do CS, 

no mês de novembro, nos viram dedicados à prioridade e ao compromisso contínuo de tornar o SSCS conhecido, para que ele tenha uma localização e aplicação adequadas dentro do POI, constantemente de acordo com sua própria realidade e os processos de cada um. província.

     Estivemos presentes em duas reuniões de Delegados de Formação em Bratislava e Cebu, visitamos os Delegados de CS e suas equipes em todas as províncias da Itália e em quatro da Espanha e, onde foi possível, encontramos os Provinciais e alguns dos seus conselheiros, bem como formadores e formadores de diferentes casas, com delegados locais, vários grupos de salesianos e leigos. Pode-se dizer que está se tornando normal que as províncias falem sobre o SSCS e sua relevância na nova era digital.

     Valorizo ​​o inteligente, apaixonado, o trabalho em equipe e a integração de leigos realizados por cada um dos Inspetores e seus delegados, tendo sempre a missão salesiana como ponto de partida e chegada. Assim, continuamos avançando na mudança de mentalidade em relação ao CS na Congregação, onde todo salesiano, leigo e jovem colaborador sabe que é um "comunicador" do amor de Deus, e não apenas um usuário de meios para interesses particulares.

     Continuo a encorajá-lo a crescer na sinergia dos setores para a missão única, fortalecendo o diálogo e a criatividade em prol de uma melhor coordenação.
     Termino anunciando que a revista "Salesiani 2012" está sendo enviada para as províncias, cuja promoção, dentro e fora da própria província, é uma das tarefas do delegado e de sua equipe: todos vêem o bem que nossa Congregação faz aos jovens mais pobres do mundo inteiro. Obrigado a todos aqueles que contribuíram com artigos, fotografias, traduções, resenhas, promoção e distribuição. Agradecimentos especiais a Julian Fox e Hilario Seo.

A equipe da Congregação do SC recebe vocês, salesianos e leigos.
      
D. Filiberto González, Conselheiro do SC                                                      

Informação: d. FIliberto no Twitter

threadsS abato, 19 de novembro O P. Filiberto González Plasencia, Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais, dirigiu-se a um grupo de Salesianos e Salesianos Cooperadores da SBI. Os Salesianos de Deusto acolheram este momento, um discurso de quase duas horas e uma proposta desafiadora e atraente.
     Coletamos algumas dessas ideias que os participantes da conversa reuniram em seu perfil no Twitter, pois as propostas estão na "nuvem" e no coração:

  •  "Devemos estar onde os jovens estão"
  •   "Nós salesianos estamos envolvidos na comunicação não para nós mesmos ou porque gostamos um do outro; estamos lá para os nossos jovens".
  •  Razão, religião e bondade são a base do SSCS
  •   Quatro áreas: animação, treinamento, informação e produção.
  •   Precisamos criar uma ecologia comunicativa.
  •  E quando jogamos bola com jovens?
  •  Filiberto: "A missão traz consigo a necessidade de comunicação".
  •  Filiberto: "A tecnologia é um campo cultural, social e pastoral".
  •   Filiberto nos diz que aqueles que não amam não arriscam nada; sem amor você não pode procurar jovens.
  •  "O meio é a mensagem. Nós somos a mensagem"
  •  "Quando estamos com eles, eles começam a mudar. Devemos estar em todos os pátios, físicos e virtuais.  

Algumas dessas idéias que o padre Filiberto trouxe ao seu discurso foram transmitidas a outros salesianos que não puderam participar fisicamente do evento, mas podem fazê-lo virtualmente. É interessante mencionar que a idéia mais "retweetada" (repetida) foi:

    O que me faz salesiano é Deus, que me leva aos jovens.

A visita do padre Filiberto foi completada com uma reunião com o inspetor e com a Comissão para o Comunicação Social onde lidaram com o Sistema Salesiano de CS.

Formação: da Carta ACG 411 do RM - para inculturar o carisma

dados vinculados

".... N on podemos evitar de estar, ou pelo menos para viver parcialmente no continente digital hoje Como sabiamente diz Manuel Castells:." Pode-se dizer, "Por que você não me deixa em paz Eu não sei de sua Internet? da sua civilização tecnológica, da sua sociedade em rede.Quero viver a minha vida tranquilamente ". Se esta é a sua posição, tenho más notícias para você. Se você não se preocupar com as notícias, a notícia ainda vai se preocupar com você. quando você quer viver nesta sociedade jovem , neste momento e neste lugar, você terá que lidar com a sociedade da comunicação ".
     Em vez de sermos atraídos pelo continente digital, temos o dever de nos encontrarmos de maneira real e eficaz. Hoje isso significa, entre outras coisas, cuidar de estruturas significativas, introduzindo conexões válidas em nossos documentos e dados. Podemos conduzir tecnologias de pesquisa, por exemplo, com documentos que se concentram mais na estrutura semântica do que no fato de parecerem "bonitos" e atraentes. A primeira tarefa é para cada salesiano que "twittar", se comunica com "email" ou escreve! A última tarefa, para aqueles que são responsáveis ​​pelos milhares de sites salesianos do mundo.
     Este último grupo não é um grupo pequeno na Congregação! Muito poucas comunidades, centros, obras estão sem um site. Os responsáveis ​​- tanto salesianos como colaboradores leigos - desempenham um papel cada vez mais significativo na maneira como o carisma é entendido e inculturado no continente digital. Eles podem, de fato, garantir que o "carisma" se torne uma importante palavra de pesquisa hoje e leve a contextos que desejamos determinar, em vez de deixá-los nos mecanismos de busca, que os adivinham aleatoriamente ou erroneamente.
                                                                P. Chávez
  contínuo

Produção: ANG, MDG, AFE ....

ANG

ODM

D esforços recentes ue da-Madagascar Região África merecem uma menção, como visto a partir do surgimento de comunicações salesianos em toda a região. Não se trata apenas de ferramentas como estas, isto é, um novo site e um boletim provincial, mas a imagem emergente da África salesiana e o crescente envolvimento dos comunicadores salesianos.

     Pode-se acrescentar a este outro projeto que ainda está em seus estágios iniciais: 'Don Bosco Youth Africa'. Será um portal web que ligará as províncias, países e comunidades salesianas africanas. A intenção é que seja gerenciada por jovens, por jovens. Naturalmente, os membros da Família Salesiana serão seus mentores. Em vez de múltiplos sites fragmentados na região, espera-se que um portal jovem comum apresente a marca DON BOSCO nas Missões Salesianas que se desenvolvem em 42 países. Desta forma, recursos, habilidades e financiamento podem ser agrupados para criar uma sinergia de serviços para o completo bem-estar dos meninos e meninas da África.

Trabalhando em rede para a missão na região, a intenção é que o site atenda às necessidades locais de cada província e das comunidades. Um sistema de gerenciamento de conteúdo e conceitos de redes sociais garantem sua relevância no mundo da mídia. A ideia, ainda em seus estágios iniciais, nasceu de uma idéia de Don Agostino Sellam AFE, com o apoio de Don PT Giuseppe INM.