Caríssimo Pe. Ovídio,
o Reitor-Mor Pe. Pascual Chávez e o Conselho Geral da Congregação manifestam os sentimentos que nos unem neste momento pela morte do nosso querido Dom João Rezende, e pede-lhe que transmita pessoalmente aos familiares de Dom Resende, aos bispos e a todo o povo da Arquidiocese de Belo Horizonte nossas orações e condolências.
Na longa vida que o Senhor lhe concedeu, há um grande percurso de projetos, êxodos e chegadas, mas sempre numa mesma direção: a do Reino ao qual se dedicou com ardor e disponibilidade. Foi assim na sua resposta na profissão salesiana, em seu sacerdócio, no exercício da autoridade como inspetor, depois como membro do Conselho Geral, e enfim como bispo e pastor em Ilhéus e Belo Horizonte.
Sua sabedoria e sensibilidade pastorais contribuíram sempre para gerar comunhão e estimular realmente as pessoas e as comunidades na vivência do Evangelho. Sua notória alegria revelavam constantemente seu espírito oratoriano jamais abandonado, porque carisma é dom do Espírito à Igreja e se manifesta em qualquer circunstância da vida.
Os grandes dons de comunicação que o Senhor lhe concedeu, ele os soube utilizar a serviço da pregação do Evangelho, em todos os meios disponíveis, com atenção particular às grandes possibilidades do rádio e da televisão.
Sua passagem para a glória eterna é um momento novo que coroa este percurso, chegando à terra prometida que era a meta que ele perseguiu com fidelidade em caminho com o Povo de Deus.
Unimo-nos na ação de graças, e abraçamos aos familiares de Dom João, ao arcebispo emérito Cardeal Dom Serafim Fernandes que o substituiu no ministério episcopal em Belo Horizonte e com o qual conviveu fraternalmente durante muitos anos, a toda a igreja de Belo Horizonte com o atual arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo e seus bispos auxiliares Dom Joaquim Mol e Dom Aloísio Jorge.
Pe. Tarcísio Scaramussa
Conselheiro Geral para a Comunicação Social.