PG Zasoby

Dia Missionário Salesiano 2015 - Carta do Conselheiro para as Missões

MISSIONES


Roma, 25 de fevereiro de 2014
Festa dos Santos Protomártires
Luís Versiglia e Calisto Caravário
Prot. 14.0012

Carta do Conselheiro para as Missões

Dia Missionário Salesiano 2015

Caríssimos Irmãos,

uma cordial saudação de um discípulo-missionário caminhando pelo rumo das periferias do mundo!
Apresento-lhes hoje diversos subsídios para o 28º Dia Missionário Salesiano 2015: ‘Manda-me, Senhor!’. É uma contribuição para o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco.
   Quais os objetivos que desejamos alcançr neste ano? Antes de tudo queremos fazer com que nós mesmos sejamos os primeiros destinatários do Dia Missionário Salesiano (DMS). Somos convidados a redescobrir a alma missionária do nosso Pai através do conhecimento de tantas histórias de vocação missionária salesiana. Apresento-lhes pois três objetivos específicos para o DMS 2015:

1. Despertar o entusiasmo para a ‘missio ad gentes' contando testemunhos missionários

   E' uma experiência global, experiência que a maioria dos missionários 'ad gentes' reconhece no primeiro momento do seu chamado, no contato direto com uma experiência de outro missionário. O melhor meio de animação missionária é pedir a um missionário que reconte a sua vida aos Jovens ou à Comunidade cristã.
   No mundo atual é fácil perder-se por entre histórias acerca de realidades ‘exteriores’, i. é, do "que faz um missionário”. Queremos ao invés propor sobretudo a partilha de motivações de fundo, i. é: “daquilo que motiva" um jovem salesiano a deixar seu país, sua cultura, sua família, os amigos, a fim de oferecer-se incondicionalmente e sem restrições para ‘ser mandado, ser enviado’. Queremos dizer o que é que ajuda a superar tantos desafios, dificuldades, obstáculos, na missão?
Convido-os, pois, a ouvir a Deus que nos fala através do testemunho dos seus discípulos missionários! 

2. Tornar conhecida dos coirmãos a espiritualidade dos missionários salesianos

    Uma entrevista missionária retomada de uma revista, de um Boletim Salesiano ou de um Noticiário Inspetorial, ou disponível na internete (Youtube, Vimeo...), partilhada na Boa-noite, não é que seja tão difícil de se fazer... Entretanto, os frutos serão sempre muito abundantes. O testemunho de vida missionária é parcamente conhecido. E no entanto as entrevistas ajudam a fazer compreender as motivações, a espiritualidade que sustenta o missionário nas dificuldades e que, embora em meio a tantas situações de fronteira, o empuxa para a frente.
   Para o  Bicentenário de Dom Bosco queremos oferecer aos jovens, aos coirmãos, à FS, 200 entrevistas missionárias, que possam tornar melhor conhecidas algumas das grandes figuras do passado e também as motivações e a experiência de vida de jovens missionários salesianos de hoje. Os grupos missionários e os coirmãos envolvidos na Comunicação social de todas as Inspetorias estão convidados a dar uma ajuda. 

3. Difundir e pôr em prática a 'Formação missionária dos Salesianos' (Ed. 2013)

   Graças à caminhada conjunta dos Setores da Formação e das Missões no último sexênio (2008-2014), pode-se hoje dispor, pela primeira vez em nível de Congregação, das Linhas Guias de 'formação missionária dos Salesianos de Dom Bosco', aprovadas pelo Reitor-Mor e seu Conselho, em janeiro de 2013.
  Cada Salesiano durante as etapas de formação inicial é convidado a assimilar as dinâmicas da animação missionária e também a discernir o eventual chamado à ‘missio ad gentes'. Os subsídios digitais (DVD 2) e impressos (opúsculo de 32 páginas) do DMS 2015, oferecem a todas as Inspetorias, casas de formação ou grupos missionários, numerosos subsídios utilizáveis.
Urge compartilhar as boas práticas que ajudam a formar, nas novas gerações salesianas, um coração missionário. O DMS 2015 quer também ajudar no intercâmbio das boas práticas da formação missionária nos vários Continentes, Grupos e Movimentos missionários da FS.

Agradeço a todos os coirmãos que estão envolvidos na preparação de subsídios. Como sinal de estreita colaboração dos Setores para a Missão Salesiana, agradeço sobretudo aos colaboradores do Dicastério para a Comunicação Social e de ‘Don Bosco Media–Eurofilm de Turim’.

Enquanto os saúdo com afeto, imploro a ajuda de Maria Mãe e Auxiliadora para todos os Salesianos, Colaboradores leigos e Jovens, que caminham lado a lado com os jovens rumo a Jesus Cristo!

P. Václav Klement
Conselheiro para as Missões Salesianas